terça-feira, 17 de abril de 2012

Tomate

Consumo diário de tomate ajuda a diminuir colesterol, triglicéridos e ácido úrico

As características antioxidantes do tomate têm reflexos na saúde pública. Esta foi uma das grandes conclusões de um estudo levado a cabo por uma equipa de investigação da Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) e que incluiu um ensaio piloto ‘in vivo’.

Durante um mês, alunas das Licenciaturas em Cardiopneumologia e Enfermagem do Instituto Politécnico de Saúde do Norte formaram uma amostra aleatória e experimental, para a ingestão de um tomate por dia. O resultado assinalou que os níveis de triglicéridos e colesterol baixaram de forma significativa, apresentando uma correlação proporcional com a diminuição de peso. Este estudo pioneiro, deverá, agora, ser alargado a nível nacional.

Nesta análise foram consideradas as variações de parâmetros bioquímicos, nomeadamente, níveis séricos de glicose, triglicéridos, colesterol total e ácido úrico, associados aos índices de massa corporal (IMC), como peso, altura, percentagem de gordura e massa muscular.

Mediante os resultados, “prova-se a importância da mentalização social, cultural e económica para o aumento do consumo deste fruto, uma vez que a sua composição rica em agentes antioxidantes promovem o decréscimo de determinadas substância, no sangue, designadas por radicais livres que, em elevadas quantidades, são prejudiciais para a saúde”, defende Ana Vinha, responsável pela investigação que resulta de uma tese de doutoramento desenvolvida no Centro de Investigação em Tecnologias da Saúde do Grupo CESPU.

A investigação divulga também os aspectos mais positivos e negativos de cada tipo e forma de cultivo deste fruto – onde se incluíram as espécies de tomate cereja, chucha, rama e redondo –, produzidos a nível nacional.

A análise teve ainda por objectivo identificar a presença de compostos com acção antioxidante, com a perspectiva de uma melhor utilização deste alimento, do ponto de vista tecnológico e nutricional.

Cada espécie, uma característica


Entre os resultados obtidos, ficou, por exemplo, a saber-se que o tomate redondo é mais rentável para a indústria alimentar na produção de derivados, como polpas, ketchup ou conservas, por ter valores de sólidos solúveis mais concentrados.

O tipo chucha é, em contrapartida, o fruto que apresenta maior riqueza em compostos com acção antioxidante, nomeadamente os compostos fenólicos – ácidos fenólicos e flavonóides e, por isso, com melhores resultados no combate ao envelhecimento celular.

Já a nível microbiológico, o tomate cereja e rama caracterizam-se como os mais seguros, não tendo apresentado contaminação microbiana de nenhum microrganismo estudado (Escherichia coli, mesófilos, coliformes totais, bolores e leveduras).

“Mediante a caracterização fisiológica, bioquímica e microbiológica do tomate, conclui-se que este fruto reúne todas as características necessárias para a promoção da saúde pública, devendo-se incrementar o seu consumo”, alerta Ana Vinha. E acrescenta: “A acção antioxidante destes frutos foi analisada, mostrando que a ingestão do tomate garante uma acção protectora contra os radicais livres que pode atingir os 70 por cento”.

Fonte:  http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=38840&op=all (a Dra. Ana Vinha foi a investigadora responsável por este estudo)

Escolher

Os tomates maduros têm um sabor rico e doce que falta aos tomates verdes. Os tomates de cultivo caseiro apanhados no ponto de perfeição tem inevitavelmente o sabor melhor e mais doce. Quando não é possível, escolha produtos cultivados localmente de uma mercearia ou supermercado. Os tomates orgânicos têm um sabor mais cheio. Ao comprar tomate, veja se são firmes e vermelhos-brilhantes ou laranja-avermelhados. Devem ter um aroma doce e subtil e ceder ligeiramente quando suavemente pressionados.
Os tomates amarelos são normalmente menos ácidos do que os vermelhos, com um sabor doce, delicado e suave. São de tamanho médio a grande e muito suculentos.
O tomate com rama que fica na trepadeira a amadurecer tem mais sabor do que os outros. São mais caros, mas vale a pena a despesa para saladas, entradas e sopas de tomate frescas.
Os tomates carnudos, como é o caso dos tomates coração de boi, são grandes (chegam aos 10 cm de diâmetro) e com saliências. São vermelhos-escuros ou laranja e saborosos. São melhores se comidos crus em saladas ou sanduíches e são excelentes para rechear.
Os tomates-cereja têm um delicado sabor doce com pouca acidez. Existem muitos tipos - vermelhos, amarelos e mesmo brancos. Também existem tomates-cereja chucha.
Os tomates verdes são apanhados antes de amadurecer. São usados para pickles e a sua acidez condiz bem com o sabor agridoce de cebolas, especiarias e açúcares.
Os tomates para salada são muito versáteis mas menos saborosos. Os primeiros tomates vieram das Ilhas Canárias, de Espanha, do sul da Europa e das Ilhas do Canal. No Verão, há uma variedade maior de tomates de cultivo caseiro.
Os tomates-chucha têm um sabor rico e cheio e são menos ácidos do que a maioria dos tomates redondos. Com menos sementes, são também menos aguados, ideais para cozeduras longas em molhos e guisados.

Informação nutricional

Os tomates são uma boa fonte de vitamina C, especialmente as frutas que amadurecem na trepadeira. Um tomate de tamanho médio contem 40 % da DDR para vitamina C; a gelatina mole que rodeia as pevides contêm a maior concentração. Os tomates contêm também vitamina E, beta-caroteno, potássio, magnésio, cálcio e fósforo. Investigações recentes indicam que o licopeno, o pigmento que torna os tomates vermelhos, pode ajudar a prevenir alguns tipos de cancro reduzindo os danos causados pelos radicais livres.

Produtos e preparados de tomate

Os tomates de pacote ou de lata são feitos quando estão no seu melhor e têm um bom sabor. No Inverno use-os em vez de legumes frescos. Os tomates-chucha são os tomates de lata mais usuais graças à sua boa polpa e poucas sementes.
Passata - Tomates italianos cremosos e coados vendidos em frascos ou embalagens de cartão.
Pasta de tomate - Um líquido espesso feito de tomates cozinhados sem tempero e escorridos.
Puré de tomate - Um concentrado espesso com um sabor intenso feito de tomates cozinhados sem tempero.
Molho de tomate - Tomates reduzidos a puré temperados com sal e outras ervas e especiarias.
Tomates secos ao sol - Têm um forte sabor fumado e uma agradável textura semelhante a borracha. Os que estão em óleo podem ser usados directamente do frasco, enquanto os secos têm de ser rehidratados.
Concassé - Polpa de tomate cortada grosseiramente usada em receitas. Para um concassé cremoso, descasque, retire as sementes e corte grosseiramente o tomate e tempere com sal e pimenta. Use como molho com legumes ou massa ou coma base para outros molhos.
Armazenar
É melhor guardar tomates a temperatura ambiente entre 13-21° C. Nunca guarde tomates verdes no frigorífico, o frio destrói o sabor e trava o processo de amadurecimento. Coma tomates maduros ao fim de 1 dia ou 2 e cozinhe os que não usar. Ou pode congelá-los inteiros para usar em molhos; a pele sai de imediato quando descongelam. Quando um tomate está completamente maduro pode ser mantido no frigorífico, mas apenas por alguns dias; Se o tomate ficar demasiado maduro, cozinhe-o imediatamente e congele. Corte os pés e remova sinais de apodrecimento. 

Tirar a pele e sementes:
Tirar a pele - Veja o centro do tomate e, com uma faca afiada, marque uma cruz na pele. Branqueie em água a ferver durante 10 segundos. Escorra e ponha em água fria. Usando a ponta da faca, retire a pele solta, começando pela cruz.
Tirar as sementes - Corte o tomate ao meio. Numa tigela, esprema cada metade até as sementes caírem.
Fonte:  http://www.seleccoes.pt/tomates/
No ano passado devido ao excesso de produção, experimentámos fazer conservas de tomate já refogado com a cebola e com o alho e com com basílico, com orégãos, salsa. Assim, sempre que queríamos fazer uma bolonhesa, por exemplo, já estava tudo adiantado. É óptimo para quem tem pouco tempo, tal como nós. Este ano teremos também estes produtos já numa versão não experimental.
Nunca pensei que houvesse tanta variedade de tomate, mas quem tiver curiosidade, pode passar por aqui: http://www.el-tomate.net/variedades.html

Sem comentários:

Enviar um comentário